10 fatos surpreendentes sobre o nosso corpo

Nosso corpo é uma obra prima. E sem mais delongas, porque o tempo, é curto aqui vai 10 fatos interessantes sobre o seu corpo. Divirta-se!

Engolir e Respirar

Fato: Os seres humanos são os únicos mamíferos que não conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

Todos os mamíferos, e muitos outros mamíferos não-animais, podem respirar enquanto comem. Na verdade, os bebês humanos também são capazes de fazê-lo. Nós perdemos essa capacidade em torno da idade de 9 meses, quando a nossa caixa de voz se forma como parte de nosso desenvolvimento.

O cérebro


Fato: Você tem um segundo cérebro em seu intestino.

Bem, mais ou menos. Você tem cerca de 100 milhões de neurônios, mais do que está em sua medula espinhal. Isto é conhecido pelos cientistas como o sistema nervoso entérico. Este segundo cérebro é incapaz de pensamento consciente e é em grande parte responsável pela digestão, mas ele faz mais do que isso. Se você já sentiu "borboletas" no estômago ou um soco no estômago ao receber uma má notícia, isso foi causado pelo seu sistema nervoso entérico. Isso também tem um papel no seu humor global, por que determinados alimentos podem alterar o seu humor, ou em situações ruins muitas vezes você até perde o seu apetite.

Solidão

Fato: A solidão é fisicamente dolorosa.

Ok, você provavelmente já sabia. Mas você sabe por quê? Pesquisadores da Universidade da Califórnia pediram aos voluntários para jogar um jogo de computador que simulava um jogo simples de se comunicar com outros dois jogadores. O que eles não sabiam era que os outros "jogadores" eram apenas o computador e ele foi projetado para deixá-los fora depois de alguns minutos de jogo, resultando em sentimentos de solidão e rejeição. Eles descobriram que o sentimento de solidão é realmente processado na mesma parte do seu cérebro como dor física, chamada córtex cingulado anterior. Isto explica o desejo humano de se adaptar, a buscar companheirismo e ajuda a entender o poder de pressão dos pares. Os cientistas também esperam usar essas informações para ajudar a explicar e tratar algumas formas de depressão.

Saliva


Fato: Você salivar mais antes de vomitar.

Este é um reflexo corporal automático projetado para proteger a garganta, boca e dentes. O ácido do estômago é, naturalmente, muito ácido e, se não fosse o revestimento em seu estômago você teria um buraco por ele. Infelizmente, você não tem esse mesmo forro em sua garganta ou boca. Salivar antes do vômito ajuda a diluir e enxaguar o ácido, por isso não irá prejudicar o resto do seu corpo. Sua saliva pode também ajudar a neutralizar o ácido ligeiramente. É também por isso que é uma boa idéia lavar a boca e escovar os dentes depois de vomitar.

Cortes


Fato: se cortou? Coloque o açúcar em cima!

Curandeiros na África têm usado tal método sobre feridas por gerações. Moisés Murandu é uma enfermeira que cresceu vendo o pai usar o remédio na África e ficou surpreso ao descobrir que os médicos da Inglaterra não usam. Ele começou um estudo para pesquisar a idéia, testando em pacientes com escaras, úlceras de perna e amputações. Eles descobriram que o açúcar pode reduzir a dor e matar as bactérias. O açúcar é higroscópico, o que significa que, naturalmente, absorve a água que as bactérias necessitam para sobreviver. O açúcar é também muito mais barato do que os antibióticos mais modernos. Portanto, a próxima vez que você se cortar, dá-lhe uma pitada de açúcar antes de colocar um band-aid!

Esquecimento

Fato: Esqueceu do motivo que você entrou naquela sala? Há uma razão.

Você já entrou em uma sala e esqueceu-se por que você estava lá? E depois disso, você já notou que às vezes você pode se lembrar se você voltar pela porta? Há realmente uma razão para isso. Pesquisadores em Notre Dame realizaram várias experiências em salas e seu efeito sobre a memória. Participantes do estudo foram divididos em dois grupos e receberam uma tarefa simples, e para fazer devem caminhar uma mesma distância. A única diferença é que um grupo passa por uma porta e o outro não. Eles descobriram que as pessoas que andaram através da porta estavam três vezes mais propensos a esquecer a sua tarefa. Os pesquisadores concluíram que a nossa mente percebe portas como "limites de eventos" e que as decisões que você fez naquele quarto são "armazenados" lá quando você sair. É também por isso que você pode se lembrar se você voltar para o quarto.

Cores

Fato: Uma mulher realmente enxerga mais cores.

Frustrado porque você disse a seu marido para levar sua camisa pêssego e ele pegou uma rosa? Pode não ser culpa dele. Um estudo da Universidade da Califórnia, mostra que até 50% das mulheres possuem quatro tipos de receptores de cor, ou iodopsins, em vez dos três habituais. Pessoas normais olham para um arco-íris e enxergam sete cores diferentes, enquanto uma com quatro receptores vai ver em torno de 10 cores. A razão pela qual isto acontece na mulher é a de que os receptores de vermelho e verde estão localizados no cromossoma X, enquanto o azul é o Y. Os receptores de vermelho e verde pode ser deslocados ligeiramente para permitir que haja um maior campo de visão da cor. Há também um pequeno número de mulheres que possuem ambos os tipos de vermelho e verde, o que resulta em 5 receptores de cor. É também por isso o daltonismo é muito mais comum em homens do que mulheres.

Melecas


Fato: Comer suas melecas pode ser bom para você!

O muco nasal (meleca) é projetado para filtrar contaminantes do ar e de acordo com um estudo recente mostra que pode realmente ajudar a proteger o seu sistema imunológico. Através da introdução desses contaminantes em pequenas quantidades, treinará seu organismo a reconhecer e lutar contra eles. Mas não se preocupe, você não tem que começar a escolher o seu nariz. Você provavelmente já comeu as suas melecas, mesmo não tendo consciência disso. Muco acumulado em suas passagens nasais é muitas vezes dirigido para trás e para baixo de sua garganta pelo movimento de seus cílios (pêlos como estruturas em suas células usadas para mover as coisas).

As narinas


Fato: Você provavelmente só respira através de uma narina de cada vez.

Isto acontece em cerca de 85% das pessoas. A coisa realmente interessante sobre isso é que o corpo alterna automaticamente as narinas a cada quatro horas ou mais, embora possa variar de acordo com a posição do corpo. Isto é conseguido através de tecido eréctil no nariz semelhante ao de um penis ou clitóris. O tecido eréctil vai inchar lentamente por uma narina, eventualmente bloqueando a maior parte dele, enquanto o tecido do outro vai encolher, permitindo que haja mais fluxo de ar. Verificou-se que de que lado você está respirando pode ter um efeito em seu corpo. Se você está respirando do lado direito, por exemplo, os seus níveis de glicose no sangue vão subir e você vai usar o oxigênio muito mais. Além disso, a respiração através do direito causará maior atividade no lado esquerdo de seu cérebro e vice-versa. Isto pode ser útil para estimular o seu direito (criativo) ou o seu lado (lógico) para a esquerda, conforme necessário.

Vasos sanguíneos


Fato: A cada quilo de gordura adquirida faz com que seu corpo faça 7 milhas em novos vasos sanguíneos.

Sabendo disso, é fácil ver por que a obesidade e doenças do coração muitas vezes andam juntas. A maioria dos novos vasos sanguíneos são minúsculos capilares, mas também incluem pequenas veias e artérias. Isto significa que se você é "apenas" 10 quilos acima do peso seu coração tem que bombear o sangue através um extra de 70 quilômetros de vasos sanguíneos. A boa notícia é que isso também funciona ao contrário. Se você perder um quilo de gordura, seu corpo vai quebrar e reabsorver os vasos sanguíneos mais necessários. Isso é encorajador.
 
Copyright © -2012 Conhecimento é Saúde All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks