Billy the Kid - O imortal do Velho Oeste

Este é Billy the Kid (“Billy, a criança"), considerado uma lenda no Oeste Americano. Foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região (entre o sudoeste americano e o norte mexicano), embora tenha vivido pouco, apenas até os 21 anos de idade.
Sua história revela intensos confrontos, envolvendo-se em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios e fugas inacreditáveis. Também foi líder de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México.
Seu desfecho foi prematuro, sendo morto numa emboscada no Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garret.
Billy nasceu em Nova York em 1859, com o nome de Henry McCarty, perdendo o pai logo cedo. Sua mãe Catherine mudara-se com ele e o irmão para Indiana onde se casa novamente com Bill Antrim.
Após um tempo mudaram de cidade, partindo para Wichita (Kansas), depois Santa Fé e por fim Silver City, no Novo México, onde sua mãe falece (Billy tinha 14 anos neste período). Deste ponto em diante ocorre a primeira prisão de Billy, por furto numa lavanderia. No entanto, ele foge da prisão, vagando pelo deserto entre a América e o México, realizando furtos de cavalos.
Aos 17 anos comete o primeiro homicídio, no Arizona. Dalí parte para o Novo México e no Condado de Lincoln arruma um emprego na fazenda dos Tunstall.
Em 1878, numa disputa de terras entre fazendeiros, Jonh Tunstall é assassinado. Havendo um forte sentimento de lealdade e amizade, Billy decide vingar-se jurando caçar os culpados pela morte de seu patrão. Assim sendo, ele reúne um grupo de pistoleiros, denominado “Os Vigilantes” (ou Reguladores), espalhando pânico na região e executando todos os suspeitos de participação na disputa de terras. Numa dessas emboscadas um dos suspeitos é morto por Billy e seu bando, era o xerife Brady. Teria neste instante iniciado uma nova guerra, desta vez com a participação de forças militares. Um episódio sangrento conhecido como a Batalha de Lincoln.
Billy escapa ileso.

Pat Garret
Pat Garret era um obstinado xerife do Novo México (ex fora-da-lei), e de acordo com a história um grande amigo de Billy the Kid. Contudo, estando em caminhos opostos se inicia uma caçada entre os dois. Num primeiro confronto Pat Garret o prendera, mas Billy escapa da prisão. Poucos meses depois o xerife o surpreende num rancho do Fort Summer e o mata a queima-roupa, em 14 de Julho de 1881.
Brushy Bill Roberts
Billy the Kid tivera muitos nomes: William Boney, Kid Antrim, William Antrim, Jr. e, naturalmente Henry McCarty, seu nome de batismo. Todavia, há quem defenda outra identidade: “Brushy Bill Roberts”. E segundo esta versão Billy teria escapado das balas de Garret e fugido para o México. Depois vagueado pelo oeste, vindo a residir em Hico, Texas, onde viveu até morrer, em 1950, como Bill Brushy. Tal versão tem gerado polêmica, pois haveria fotos, testemunhos e túmulos, que comprovariam a veracidade deste fato. De acordo com Brushy (vindo a aparecer publicamente aos 91 anos), durante a emboscada o seu amigo Billy Barlow havia sido morto, e este foi sepultado como Billy the Kid. O intuito de sua aparição era receber o perdão por seus crimes cometidos.
Um fato curioso. Em 1880, Lew Wallace, governador do território Novo México, teria prometido perdão a Billy. A história se arrastou, até que em 31 de dezembro de 2010, o governador Bill Richardson negou o perdão a Billy the Kid.

Vídeo feito no Iraque captura imagem de soldado americano invisível

Um vídeo divulgado por insurgentes iraquianos revela algo um tanto quanto assustador na gravação. Ao que tudo indica o que se vê é um soldado dos EUA que "parece" estar totalmente invisível! Para descobrir o suposto soldado invisível foram usados uma série de filtros diferentes, na qual captam a sua presença. Fique atento após os 2 minutos do vídeo.

As piscinas naturais mais lindas do mundo

Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino.



As tecnologias sinistras do livro *1984* que são uma ameaça na atualidade


Site listou diversas técnicas ilustradas no livro "1984", de George Orwell, e que ainda hoje são uma ameaça para a sociedade.
Lançado em 1949, o livro “1984”, do escritor inglês George Orwell, é considerado até hoje uma das grandes obras premonitórias da literatura. Muito do que foi escrito na obra de ficção científica futuramente se tornou realidade de forma assustadora. O termo “Big Brother”, por exemplo, que hoje é associado a um reality show, nasceu nas páginas do livro de Orwell.

Se ainda não conhece o livro “1984” recomendo que leia este artigo Big Brother (Parte 1) Introdução
Pensando nisso, separamos uma lista com sete tecnologias nascidas nas páginas do romance do escritor inglês e que, mais de meio século depois, ainda se constituem uma ameaça à privacidade e podem ser consideradas uma forma de controle social.

Teletelas espiãs

Em “1984”, quase todos os ambientes contavam com um dispositivo chamado “teletela”, que nada mais era do que uma espécie de TV que, de um lado, enviava imagens de propaganda para quem estava assistindo a ela e, de outro, servia como um instrumento de espionagem, captando tudo aquilo que a audiência estava fazendo.







Os televisores da atualidade não são espiões tão ativos quanto os descritos no livro, mas, se levarmos em consideração os tablets e notebooks, todos com suas câmeras embutidas, temos a sensação iminente de estarmos sendo vigiados. Além disso, recebemos mensagens publicitárias a todo instante e por todos os meios.

O Big Brother está de olho em você

Na obra literária, quem está por trás de todo esse controle é um “Grande Irmão”, conhecido como Big Brother. Essa “entidade superior”, na época, servia como uma metáfora de controle do governo sobre tudo aquilo que a população fazia.






Nos dias de hoje, na maioria das vezes não são os governos os grandes vilões, mas sim as corporações. Redes sociais e serviços de busca têm um controle total e absoluto sobre tudo aquilo que você pesquisa na internet. Essa informação pode ser usada contra você, criando novas ferramentas “viciantes” que possam induzi-lo a comprar mais ou passar mais tempo diante da tela do PC.


A polícia do pensamento

Se por qualquer razão alguma coisa fugisse do controle do Grande Irmão, ele poderia contar com uma série de aliados para denunciar pessoas que tivessem feito alguma coisa errada ou contra o sistema. Era a chamada polícia do pensamento.







Com câmeras de vigilância em todos os lugares, hoje é praticamente impossível fazer qualquer ação sem que alguma imagem sua seja gravada em algum lugar. Repare em quantos acidentes de trânsito, por exemplo, você viu nos últimos anos que, na hora de descobrir quem era o culpado, alguma imagem de câmera de segurança acabou sendo encontrada e denunciou o infrator. Estamos sendo vigiados em todos os lugares.

“Novilíngua”, a nova língua mundial

Para controlar a história, o governo criou uma nova língua mundial, substituindo palavras como “maravilhoso” e “esplêndido” para “bom mais”, fortalecendo assim a chamada “novilíngua”. Hoje, não podemos afirmar que exista necessariamente uma forma de controle sobre a língua, mas sabemos que as redes sociais e, principalmente, as mensagens de texto mudaram a forma como escrevemos.







Assim, c vc escreve de frma resumida nos sms, já dev ter percebido q, em alguns casos, qndo escreve de frma correta é visto com desconfiança por outras pessoas. A nova língua mundial da internet é recheada de expressões como “LOL” e “OMG”, e não entender qualquer uma delas pode significar a sua “exclusão” da vida digital.

Controle do passado, do presente e do futuro

“Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado”. Um dos lemas políticos lançados no livro mostrava que alguns personagens passavam os dias modificando registros históricos em jornais e livros, modificando assim a história.






Boa parte das informações que consumimos hoje vem de fontes online que, nem sempre, são muito confiáveis. A Wikipedia, por exemplo, pode ser editada por qualquer pessoa, e a alteração de um detalhe histórico pequeno pode passar despercebida por muitos leitores, sendo levada adiante como verdade.

Privacidade nas compras? Não, obrigado!

Quantas vezes por dia você paga as suas compras em dinheiro? Certamente, se você mora em uma grande cidade, na maioria das vezes você utiliza o cartão de débito ou de crédito para efetuar as suas compras. Todas essas transações, quer você queira ou não, deixam um rastro que pode dizer muito sobre a sua personalidade.





Esse aspecto pode também ser encarado com uma alusão à obra de George Orwell, já que em “1984” as pessoas tinham as suas compras limitadas, podendo dispor de apenas alguns itens de extrema necessidade e descartando alguns supérfluos. A tecnologia NFC promete diminuir ainda mais o uso do papel moeda nas transações.

Teletelas nas ruas

Se dentro de nossas casas as televisões, os tablets, os notebooks e os PCs se encarregam de nos trazer mensagens publicitárias, nas ruas o mesmo já acontece. Grandes painéis de propaganda, em alguns casos animados, servem como grandes transmissores de informações, o que nos induz a adquirir mais produtos.







No mundo criado por George Orwell, essas mensagens eram recheadas de propagandas de guerra, mas o conteúdo, nesse caso, não importa muito. No final das contas, estamos condicionados a receber informações 24 horas por dia e sentimos falta quando isso não acontece.
Conclusão

Mesmo com o livro ter sido lançado em 1949, o livro “1984”, do escritor inglês George Orwell, ele descreveu com exatidão o que aconteceu decádas a frente de seu tempo. O mundo de “1984” já se tornou o mundo parecido com oque estamos vivendo e a cada noticia quem se vem de países como os EUA de implementação de Chip's de controle, censura de palavras no Google, censura na internet logo me vem a cabeça as proféticas palavras e cenários do livro, este artigo serve de alerta e reflexão sobre os dias atuais.

 
Copyright © -2012 Conhecimento é Saúde All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks