A viagem mais bonita do mundo

Este vídeo foi feito em uma viagem entre Pequim (capital da China) e Ulaanbataar (capital da Mongólia) e entre Irkusk (na Sibéria, Rússia) e terminando em Moscou (capital da Rússia). Uma viagem de cerca de 7.500 km.

Uma maravilha da natureza que poucos conhecem


Uma obra criada pela natureza. A Calçada dos Gigantes foi o nome dado a este conjunto de formações geológicas, situadas lado a lado, produzindo visualmente uma vasta calçada de pedras gigantes. Está localizada na costa nordeste da Irlanda, a 3km ao norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim.

Ao todo a Calçada dos Gigantes é composta por 40.000 colunas de basalto, com formas poligonais (a maioria hexagonais) impressionantes. Tamanha perfeição coloca uma dúvida se toda sua estrutura não tivera um toque humano; e talvez por esta razão o lugar atraia tantos olhares curiosos.

Mas sua formação é explicada pela geologia. Na região de Antrim pré-histórica, há 60 milhões de anos, concentrava-se uma forte atividade vulcânica, cuja erupção expeliu para a superfície uma grande quantidade de basalto (o tipo de rocha predominante na área) em estado líquido. A rocha derretida subiu por fendas no calcário (1000ºC) entrando em contato com o ar e com o mar. Conforme o magma resfriava, as fendas se desenhavam na superfície e aos poucos o basalto solidificou-se formando as colunas.

Existem milhares de colunas verticais que chegam a alcançar 6 metros de altura, cada uma de 38 cm a 51 cm de largura, com topos planos e seis lados. Por serem de uma mesma proporção parecem estar encaixados como favos. Apenas um quarto das colunas possui cinco lados e algumas variam desde quatro até nove lados.
Toda sua extensão divide-se em três partes. A grande calçada abrange a maior parte do local, começando na praia ao sopé dos rochedos. Sua característica assemelha-se a degraus desordenados. No entanto, ao topo parece uma rua pavimentada com pedras arredondadas, atingindo de vinte a trinta metros de largura.


Outra característica forte do local é a lenda irlandesa de como se formaram as rochas. A história retrata um sábio chamado Finn MacCumhail, que ao comer o “salmão do conhecimento” transformou-se em um gigante. Feito isto, desafiou para uma luta um gigante escocês de nome Benadonner, porém, não havia como se confrontarem pois estavam separados pelo mar.
Finn então teve uma idéia e construiu uma calçada que ligava a Irlanda com a Escócia. Feito isso o escocês viera ao seu encontro e mostrou-se ser o mais forte. Logo a esposa de Finn, bastante temerosa, teve um plano, vestindo o marido de bebê. Quando Benadonner chegou a casa do Irlandês deparou-se com “o bebê” e pensou “Se o filho é desse tamanho, imagine-se o pai”. Amedrontado com tal pensamento fugiu de volta para a Escócia, destruindo a estrada que Finn havia edificado, para garantir que não fosse perseguido e encontrado.
Há outra versão, mais romântica, de que o gigante a construiu para se encontrar com a sua amada do outro lado, na Escócia, e assim trazê-la para a Irlanda. A mulher seria também uma gigante no caso.
Saindo das lendas, hoje existe um Centro de Visitas na qual funciona como uma espécie de museu, prestando também serviços de apoio. Há inúmeras trilhas ao longo da costa proporcionando um lindo panorama do local. Em média a região recebe em torno de meio milhão de turistas. Contudo, não se percebe a quantidade devido a extensão do sítio.


Estragando fotos com estilo


Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulga vídeo do momento em que o fogo se alastrou pela boate Kiss

Difícil assistir a esse vídeo sem sentir um aperto no coração pelas vítimas






.
 
Copyright © -2012 Conhecimento é Saúde All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks